Embalagem 4.0

Designação do projeto | EMBALAGEM 4.0 – Capacitação da Indústria do Papel e Cartão para a transformação digital e sustentabilidade do setor
Código do projeto | POCI-02-0853-FEDER-046423
Região de intervenção | Norte e Centro
Entidades beneficiárias | ANIPC – Associação Nacional Dos Industriais De Papel E Cartão

Data de aprovação | 23-01-2020
Data de início | 01-04-2020
Data de conclusão | 30-11-2022
Custo total elegível |  270 668,16€
Apoio financeiro | 230 067,94€

O projeto “EMBALAGEM 4.0 – Capacitação da Indústria do Papel e Cartão para a transformação digital e sustentabilidade do setor”, promovido pela ANIPC, tem como objetivo estratégico e primordial capacitar a indústria do papel e cartão para os desafios impostos pela Indústria 4.0 e pelas novas tecnologias. A ANIPC pretende, com a implementação do projeto, incrementar as competências das empresas do setor, através da realização de ações coletivas e abrangentes a toda a indústria, que permitam promover a inovação como instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas.

De forma específica, as ações a implementar pretendem dotar as PME com o conhecimento, informação e ferramentas necessárias para fomentar a transformação empresarial, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento e implementação de processos inovadores e orientados para a sustentabilidade do setor. Nesse sentido, os trabalhos a realizar permitirão a qualificação e capacitação as PMEs, promovendo o reforço das suas competências empresariais em áreas estratégicas – Digitalização e Sustentabilidade – para o seu crescimento sustentado criando condições para que a indústria se diferencie no mercado internacional.

O projeto começa por identificar os desafios e oportunidades da indústria do papel e cartão, sensibilizando e dotando as PME de conhecimento acerca das novas tendências do mercado que possam constituir oportunidades de desenvolvimento de novas competências. A par disto irão fomentar as relações entre entidades empresariais e entidades de I&D potenciando, o desenvolvimento de novos processos inovadores e a partilha de informação relevante para a indústria do papel e cartão. Além da partilha de informação relevante acerca do setor, irão desenvolver uma aplicação móvel e fornecer os normativos e as boas práticas, bem como as ferramentas digitais existentes no mercado, com o intuito de promover a implementação de novos processos nas PME.

Para o efeito, o projeto materializa-se num Plano de ação estruturado em 5 Atividades complementares nos seus âmbitos, objetivos e resultados, que concorrem diretamente para a qualificação e capacitação do setor em domínios críticos para a sua competitividade, a executar ao longo de 24 meses.