|

ANIPC organiza a formação: “Boas práticas para o fabrico de Embalagens de Papel e Cartão destinadas ao Contacto Alimentar”

A ANIPC – Associação Nacional dos Industriais do Papel e Cartão, em colaboração com a Escola Superior de Biotecnologia (UC), organiza a formação: “Boas práticas para o fabrico de Embalagens de Papel e Cartão destinadas ao Contacto Alimentar”, no próximo dia 18 de setembro, com a duração de 7h, entre as 9h e as 17h30, nas instalações da ANIPC, no Centro Empresarial do Europarque.

Objetivos gerais:
Consolidar Conhecimentos relativos aos requisitos legais de compatibilidade alimentar dos materiais celulósicos. Serão abordados os requisitos gerais de compatibilidade alimentar (Regulamento no 1935/2004) e os requisitos específicos dos materiais celulósicos e das tintas de impressão.

Destinatários:
Técnicos de Departamentos de Qualidade ou I&D da indústria do papel e cartão, com responsabilidades no âmbito do fabrico de embalagens destinadas ao contato alimentar.
Outros profissionais com interesse em adquirir conhecimentos nestas matérias.

Formadoras:
Eng.ª Fátima Poças e Eng.ª Maria do Céu Selbourne

Programa:
1. Introdução as referenciais aplicáveis (legislação europeia harmonizada Regulamento 1935/2004, Regulamento 10/2011 dos materiais plásticos como base de suporte e outros documentos de referência para os materiais celulósicos e tintas de impressão).
2. Requisitos específicos para papel e cartão e tintas de impressão. Ensaios.
3. A utilização de fibras recicladas no fabrico de embalagens de papel e cartão para contacto alimentar.
4. Abordagem as NIAS e aos casos específicos MOSH/MOAH, PFAS.
5. Análise de documentos de suporte e declarações de conformidade alimentar. Casos práticos sugeridos pelos associados ANIPC.
6. Demonstração (evidência) da reciclabilidade e biodegradabilidade do papel e do cartão.

Esta formação tem o valor para associados: 200,00€/pessoa e não-associados: 315,00€/pessoa (Acresce IVA em vigor)

Efetue a sua inscrição aqui