Estatísticas da Indústria do Papel em 2022

A CEPI (Confederação Europeia da Indústria do Papel) apresentou as estatísticas do setor relativas a 2022, onde salientou que as repercussões da pandemia de COVID-19 ainda estavam a “sarar” quando outra crise – a guerra na Ucrânia – surgiu e impediu a recuperação do mercado, com os preços da energia a dispararem, colocando muita pressão nas fábricas de papel.

Para a CEPI, os altos preços da energia tornaram a indústria europeia de papel menos competitiva. Os preços do gás natural caíram a partir do terceiro trimestre de 2022, mas ainda assim eram seis vezes mais altos do que nos EUA no início de 2023. Além disso, a guerra na Ucrânia também teve impactos diretos na atividade comercial, nomeadamente na importação de madeira da Rússia e também com a deslocalização de várias unidades industriais daquele país.

Mercados permanecem instáveis ​​em 2023

2023 começou da mesma forma que 2022 terminou. Os mercados enfraqueceram e a produção de papel e cartão continuou a cair. A CEPI informou que a produção no primeiro trimestre de 2023 caiu 15,8% em relação ao ano anterior, para 18,7 milhões de toneladas.